Prefeitura de cidade de MT radicaliza e impõe uso de máscara até em crianças maiores de dois anos

Apenas crianças que usam chupeta estão livres do uso do acessório. Decreto prevê multa por doentes pegos circulando em cidade de MT

Fonte: CenárioMT

prefeitura de cidade de mt radicaliza e impoe uso de mascara ate em criancas maiores de dois anos 1101654

A Prefeitura de Jauru, região oeste de Mato Grosso, baixou decreto obrigando os moradores com idades acima de dois anos a usarem máscara. O objetivo é evitar aumento nos casos de Covid-19 e Influenza entre a população. O documento foi publicado nesta quinta-feira (06) e tem validade até o dia 26 deste mês.

No decreto, o prefeito Petronilio Ladeira da Silva justificou o aumento na ocupação dos leitos de UTI de Mato Grosso. O boletim citado como referência, de 4 de janeiro, mostrava taxa de ocupação de 40,70% em UTI adulto e 17,65% de taxa de ocupação em UTI pediátrica. Já no Hospital Vale do Guaporé, referência do município, a ocupação de dos leitos de UTI é de 0% para internação de casos positivos de covid-19.

O decreto prevê multa de até R$ 500 para as pessoas que descumprirem medidas. Já os comércios têm a possibilidade de pagar multa de R$ 1.048,08.

O decreto libera crianças que fazem uso de chupeta, do uso de máscara facial. As pessoas que estiverem em estabelecimentos comerciais consumindo alimentos e bebidas também estão liberadas para ficar sem a proteção.

O decreto tem validade na zona urbana e rural do município e em estabelecimentos públicos e privados.

Além do uso de máscara cobrindo nariz e a boca, o decreto prevê também a necessidade do uso de álcool 70, higienização constante e marcação de distanciamento para evitar aglomeração.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.