A Prefeitura de Jauru, região oeste de Mato Grosso, baixou decreto obrigando os moradores com idades acima de dois anos a usarem máscara. O objetivo é evitar aumento nos casos de Covid-19 e Influenza entre a população. O documento foi publicado nesta quinta-feira (06) e tem validade até o dia 26 deste mês.
No decreto, o prefeito Petronilio Ladeira da Silva justificou o aumento na ocupação dos leitos de UTI de Mato Grosso. O boletim citado como referência, de 4 de janeiro, mostrava taxa de ocupação de 40,70% em UTI adulto e 17,65% de taxa de ocupação em UTI pediátrica. Já no Hospital Vale do Guaporé, referência do município, a ocupação de dos leitos de UTI é de 0% para internação de casos positivos de covid-19.
O decreto prevê multa de até R$ 500 para as pessoas que descumprirem medidas. Já os comércios têm a possibilidade de pagar multa de R$ 1.048,08.
O decreto libera crianças que fazem uso de chupeta, do uso de máscara facial. As pessoas que estiverem em estabelecimentos comerciais consumindo alimentos e bebidas também estão liberadas para ficar sem a proteção.
O decreto tem validade na zona urbana e rural do município e em estabelecimentos públicos e privados.
Além do uso de máscara cobrindo nariz e a boca, o decreto prevê também a necessidade do uso de álcool 70, higienização constante e marcação de distanciamento para evitar aglomeração.