“Claudia é uma célula importante no desenvolvimento de Mato Grosso, integra a região do Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Alto Teles Pires) e vem avançando em tecnologia e sustentabilidade; teremos debates importantíssimos ao longo do dia; precisamos discutir políticas voltadas para o agro”. É dessa forma que o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, se refere à “Abertura Nacional da Colheita do Milho Segunda Safra”, em andamento nesta quarta-feira, 12 de julho, na cidade de Claudia.
Esta é a sétima edição do evento que celebra a abertura da colheita. “O evento já virou tradição; é realizado de forma itinerante sempre buscando prestigiar um município do Mato Grosso, a meta é mostrar para o Brasil a importância produtiva do milho”, destaca o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Zilto Donadello. “O milho é o cereal mais eficiente em produção: são três safras ao longo de um ciclo produtivo, e, inclusive é o cereal mais consumido em todo o mundo”, pontua Donadello.
Em um relatório recente, divulgado em junho pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), espera-se que, somadas as três safras ao longo do ciclo, o Brasil ultrapasse a casa das 125,7 milhões de toneladas do cereal. A expectativa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é que somente o Mato Grosso passe das 50,15 milhões de toneladas em produção.
De acordo com a organização do Projeto Mais Milho, realizado pelo Canal Rural, a Abramilho e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), responsáveis pelo evento de hoje, a cada safra são debatidas questões voltadas ao avanço tecnológico da produção do milho. Logística de mercado e formas de agregar valor à produção também constam da pauta do encontro.