Prefeito de cidade sem UTI diz que mais de 40 pacientes com Covid foram para municípios vizinhos: ‘situação complexa’

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

Estado já adquiriu mais de 800 mil unidades de sedativos que garantem prestação do serviço em UTIs 2020 08 14 11:35:41
Hospital Metropolitano em VG - Foto por: Christiano Antonucci

O prefeito de Araputanga, a 371 km de Cuiabá, Enilson de Araújo Rios, disse que já foram transferidos 31 pacientes com Covid-19 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e cerca de 10 para enfermarias de Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda, neste ano. Somente na última sexta-feira (30), foram cinco pacientes encaminhados para UTIs dos municípios vizinhos.

O município não tem leito de UTI. Ao todo, há apenas seis leitos de enfermaria instalados na cidade.

“Ficamos muito preocupados com a situação que estamos vivendo. Estamos em um momento crítico na saúde de Araputanga. Infelizmente a situação é muito complexa. Por favor, vamos nos cuidar, a Covid-19 está pegando e está muito complicado”, disse.

 

Apesar da necessidade de transferência, Enilson afirmou que tem conseguido vaga com mais tranquilidade neste mês.

“Não estamos tendo dificuldade com as UTIs com esse aumento de vagas. No máximo demora um dia para sair a regulação, mas na última semana temos conseguido a transferência no mesmo dia”, explicou.

Atualmente, há três pacientes internados no Centro de Covid do município. Outros sete estão em UTIs fora do município e seis em enfermarias das cidades vizinhas.

Araputanga tem quase 17 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até agora foram 1.578 casos confirmados e 36 mortes em decorrência da doença.

Conforme o boletim epidemiológico do município, divulgado nesta segunda-feira (3), 95 pacientes estão em tratamento da doença.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!