O prefeito de Barra do Garças (520 km de Cuiabá), Adilson Gonçalves (PSD), autorizou a retomada das aulas presenciais no ensino privado.
O retorno é facultativo e os estabelecimentos de ensino deverão elaborar um documento sobre os procedimentos de limpeza e desinfecção, que pode ser aprovado ou não pela Vigilância Sanitária do município.
As aulas presenciais estão previstas para o dia 1º de fevereiro, próxima segunda-feira.
O decreto, publicado na última segunda (25), no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado, estabelece que os trabalhadores e alunos mantenham distanciamento de pelo menos um metro, uso de máscara constante, além de disponibilização de álcool em gel nas entradas dos locais. Também está proibido o acesso de outras pessoas nas escolas, dentre outras medidas.
O compartilhamento de materiais como canetas, lápis e borracha estão proibidos e a entrada e saída dos alunos deverá ser controlada para evitar aglomerações.
Em outro decreto, o prefeito autoriza eventos familiares com até 20 pessoas, que devem ser realizadas preferencialmente em espaços abertos. Atividades esportivas também estão permitidas.
Barra do Garças acumula 4,1 mil casos de infecção pela covid-19 e 144 mortes provocadas pela doença. O município tem 61 mil habitantes.