O prefeito de Cáceres, Francis Maris, está usando tudo o que pode para tentar manter as pessoas dentro de casa. O lockdown decretado semana passada parece não ter surtido o efeito desejado. Basta olhar para as faixas que a prefeitura colocou pela cidade.
Bem em frente à principal igreja do município, o recado é claro: “Não temos UTIs. Pelo amor de Deus fique em casa”.
Já numa praça, o recado vai direto para quem está se reunindo dentro de casa, fazendo almoço com familiares, o que tem sido motivo de contaminação de muitas famílias. A faixa diz: “Isolamento social não é churrasco no quintal”.
Em outro ponto: “Ficar em casa não é motivo para fazer festa” e “A maior prevenção é a individual e começa por você. Faça sua parte”. Foram espalhadas faixas em 17 pontos da cidade.
Antes de decretar medidas mais rígidas, o prefeito afirmou várias vezes que o maior problema no município era no período da noite. Durante o dia, as pessoas estavam cumprindo com as regras, andando de máscara, por exemplo. Mas à noite havia aglomeração em praças, casas e todo mundo sem nenhuma proteção.
Até a tarde desta quinta-feira (2), de acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de Estado de Saúde, Cáceres tinha 214 casos confirmados de covid-19 e 17 mortes por causa da doença.
O Hospital São Luiz, o único que oferece até agora leitos de Unidade de Terapia Intensiva a pacientes com covid, está superlotado.