Prefeito de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá), Silmar de Souza (DEM) disse que não pensa em decretar lockdown por 15 dias, conforme sugerido pelo governo do Estado. Ele confirma que os casos crescem de forma assustadora no município, mas que o problema está na zona rural onde, segundo ele, um lockdown dificilmente poderia ser controlado pela administração. O prefeito cita que dos 75 casos positivos da coença no município, 56 são de moradores da zona rural.
O prefeito enfatiza que para um controle absoluto, para fechar a região, interditar vias, proibir deslocamentos de maneira mais profunda, o município precisaria de apoio do Estado, por meio da Polícia Militar, porque é muito extenso e tem muitas vias secundárias de acesso. “É comum aos fins de semana descer multidão de pessoas de Cuiabá e Várzea Grande para visitar parentes e amigos no interior do nosso município e, sinceramente, não temos condições e nem equipe para tal, infelizmente”, enfatizou.
Ele ainda ressaltou que o toque de recolher, a barreira sanitária e uma melhor conscientização das pessoas tem surtido efeito na área urbana, com baixo crescimento dos casos positivos. “Em média, um por dia. Saímos de nove no dia 8 de junho e chegamos nos 19 casos nesta quarta-feira.”