O Governo de Mato Grosso recomendou precaução na ida para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, locais onde possuem transmissão comunitária, ou seja, quando as equipes de vigilância não conseguem mapear o ponto inicial da infecção, responsável pela contaminação dos demais.
No relatório do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (14), São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados com mais casos confirmados, com 65 e 22, respectivamente. Nos dois locais, diversos eventos foram cancelados. A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do programa Paulista Aberta exclusivamente para este domingo (15), quando os veículos são proibidos de circular pelo local.
Em razão de não ter nenhum caso confirmado em território mato-grossense, não há recomendação para fechamento de locais com concentração de pessoas, como escolas, cinemas e bares.
Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) diz que no caso de pessoas que chegam de SP ou RJ e apresentam febre e outro sintoma respiratório, é aconselhada a procura de uma unidade de saúde para que as medidas preventivas sejam tomadas imediatamente.
Cuiabá tem seis casos de coronavírus em investigação, de acordo com informações divulgadas sexta-feira (13). Os demais casos estão em Tangará da Serra (1), Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1) e Nova Xavantina (1). Além disso, foi excluído um caso em Várzea Grande por não preencher critérios de definição para Covid-19.
Os nove pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 23 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e sete foram excluídos.
O casos suspeito em Tangará da Serra ainda não foi divulgado pelo Governo do Estado, mas confirmado pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. As atualizações da SES ocorrem sempre ao final do dia.