População de rua recebe atendimentos médicos e de promoção social em cidade de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

16 29 scaled

Uma equipe multiprofissional das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção e Assistência Social de Rondonópolis- Mato Grosso, percorreram, nesta quinta-feira (02), os principais pontos onde se concentram pessoas que vivem em situação de rua. Eles estão fazendo abordagens, identificando quem são essas pessoas e oferecendo os serviços disponíveis pelo poder público.

O trabalho é uma rotina constante liderada pelo Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro Pop) que tem portas abertas para receber qualquer pessoa. A equipe de abordagem conheceu uma senhora de 51 anos que encontrou em um imóvel abandonado na região da Vila Canaã local para viver. Ela contou um pouco de sua história, necessidades e recebeu os primeiros atendimentos com equipe médica já no local.

Outro ponto visitado pela equipe do Centro Pop foi a praça da Saudade, na região central da cidade. Com público unicamente masculino a abordagem se deu de forma harmônica e acolhedora, ficando cada pessoa a vontade para interagir com a equipe. Munidos das informações pessoais, foram oferecidas as alternativas para acolhimento e tratamento específico para cada caso encontrado.

Enquanto, os técnicos da Promoção Social faziam as entrevistas, a médica e o enfermeiro estavam a disposição, inclusive aferindo a pressão e fazendo testes rápidos que identificam as ISTs.

Com os devidos encaminhamentos feitos nas abordagens, essas pessoas têm a oportunidade de retornar à cidade de origem de forma gratuita, confeccionar documentos, além de ter acesso dentro da unidade do Centro Pop a banheiros, vestiários e lavandeira coletiva. Neste mesmo local, uma vez por mês um mutirão de serviços conjuntos é realizado levando mais dignidade para essas pessoas.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.