A ponte de madeira sobre o Córrego Grande, localizada na MT-560, que liga Sorriso à Tapurah, foi totalmente interditada quinta-feira (21) pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil do Município (Compedec). De acordo com o responsável pela Compedec, Fábio dos Santos, a medida foi tomada após uma máquina motoniveladora sair dos trilhos de rodagem o que ocasionou a quebra de várias pranchas e vigas da estruturada da ponte. Conforme Santos foram necessárias mais de 12 horas para retirar a máquina do local.
SIGA O CENÁRIOMT NOTÍCIAS NO INSTAGRAM
SAIBA TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS
Com a retirada da motoniveladora, as equipes da Secretaria de Transportes do município já iniciaram os trabalhos de recuperação da ponte. O responsável pela pasta, Leonir Capitâneo, adiantou que a intenção foi de aproveitar o sábado e domingo para que ainda no início desta semana seja possível liberar o trânsito pelo local. Até a recuperação do trecho ser concluída, os usuários devem usar as rotas alternativas da Estrada Sadia que tem acessos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela comunidade do Vale do Verde.
O coordenador da Compedec, Fábio Santos, ressalta que conforme normativas e estudos técnicos, no Brasil há três classificações de “pontes de madeira em rodovias”: 12; 30; e 45, isto é, seja pontes que suportam até 12; 30 e 45 toneladas respectivamente. “Dada a classificação, pedimos a compreensão dos motoristas e a colaboração de todos os produtores durante a operação Arranca Safra para que possamos evitar graves acidentes”, salienta. O coordenador destaca ainda que a classificação de capacidade do quantitativo de toneladas das pontes do município está sendo providenciado e será disposto na cabeceira de cada ponte para “informar os usuários e garantir a segurança de todos”, completa.