Ponte de 561 metros vai melhorar escoamento agrícola e substituir balsa no Norte de Mato Grosso

Obra deve acelerar o agro no norte de MT

Fonte: CenárioMT

Ponte de 561 metros vai melhorar escoamento agrícola e substituir balsa no Norte de Mato Grosso
Ponte de 561 metros vai melhorar escoamento agrícola e substituir balsa no Norte de Mato Grosso - Foto: Sinfra-MT

Foi autorizado com a assinatura da ordem de serviço pelo Governo de Mato Grosso, a construção de uma ponte de 561 metros sobre o Rio Teles Pires, na rodovia MT-479, no município de Itaúba. A obra, orçada em R$ 43 milhões, será executada por um consórcio formado por duas empresas do setor de engenharia e construção.

A nova estrutura substituirá a atual travessia feita por balsa, otimizando a logística da região e beneficiando diretamente o escoamento da produção agropecuária — uma das principais atividades econômicas do Norte mato-grossense.

Com esse projeto, o estado soma quatro pontes com mais de 500 metros de extensão construídas ou em andamento desde 2019. Antes disso, não havia nenhuma desse porte. As demais são as pontes sobre o Rio Juruena (1.360 m), na MT-208; sobre o Rio Teles Pires (691 m), na MT-419, em Novo Mundo; e outra sobre o mesmo rio (550 m), na MT-325, em Alta Floresta.

Até o momento, mais de 200 pontes de concreto foram entregues em substituição a estruturas de madeira e travessias por balsa em todo o estado.