Cerca de mil quilos de peixes foram encontrados mortos no lago do Parque Ecológico Claudino Francio na manhã de sábado (28), causando grande preocupação ambiental em Sorriso- Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), a mortandade ocorreu após uma forte chuva que atingiu a região nos últimos dias.
Em entrevista à imprensa, o secretário Juliano Mezalira explicou que a qualidade da água do lago foi comprometida pela grande quantidade de matéria orgânica arrastada pela chuva, como folhas, galhos e outros detritos. “Essa carga orgânica, ao se decompor, consome o oxigênio da água, causando a morte dos peixes”, detalhou Mezalira.
A situação é ainda mais preocupante devido à estiagem que antecedeu a chuva, o que deixou o ecossistema do lago mais frágil. “A falta de chuvas concentrou a poluição nas tubulações, e a chuva intensa acabou liberando tudo de uma vez no lago”, completou o secretário.
A Prefeitura de Sorriso informou que equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão trabalhando para remover os peixes mortos e analisar a qualidade da água do lago. Além disso, medidas preventivas serão adotadas para evitar que novas mortandades ocorram.