A emissão de RGs será um dos serviços oferecidos durante o Mutirão Rural em 2019. Nesta quinta-feira (15.03), o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, e o diretor metropolitano de Identificação Técnica, em substituição legal, Leonel Teodoro de Melo, participaram da apresentação do balanço de 2018 e de alinhamento dos trabalhos de 2019 com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)
Em 2018, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec emitiu 775 RGs, entre 1ª e 2ª vias, durante o projeto. Nesse ano, a instituição participará com os postos de identificação dos municípios conveniados com a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Conforme o diretor metropolitano de Identificação Técnica, a medida adotada de concentrar o serviço nos locais fixos de atendimento facilita a emissão e a entrega dos documentos à população local. “Faremos uma consulta da demanda de atendimentos nos municípios atendidos pelo projeto junto ao Senar, para verificar a necessidade de envio de reforço dos servidores dos polos para atendimento nos postos locais, caso a demanda seja maior que a capacidade de atendimento’’, considerou o diretor.
Para o gestor, a participação da Politec no Mutirão Rural contribui para a melhoria no alcance do atendimento à população mais carente e que geograficamente está distante dos municípios que possuem um posto de identificação. “Com o mutirão a Politec estará mais próxima dos cidadãos, levando a cidadania a quem mais precisa”, afirmou.
Com 22 anos, o Mutirão Rural leva mais de 30 tipos de serviços para as comunidades rurais mais distantes dos grandes centros urbanos. Dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. “Contamos ainda com diversos outros serviços ofertados pela prefeitura e Sindicatos Rurais de cada município onde o evento é realizado”, enfatiza o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.
Conforme o Senar, a expectativa para este ano é realizar 69 eventos e superar os 68.800 atendimentos de 2018.
No Mutirão Rural também são ofertados exames rápidos de glicemia, colesterol e triglicérides. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos, orientação jurídica, emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Sicredi, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Univag – Centro Universitário. “As parcerias são fundamentais para o sucesso deste projeto”, destaca Celidonio.
O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do Senar-MT. Entre 2011 e 2018 levou serviço e cidadania para mais de 166.171 pessoas, em 124 municípios mato-grossenses. Ao todo foram realizados 1.280.905 atendimentos em 521 eventos.
(Com informações do Senar-MT)