Três anos e meio após conseguir salvar a vida de um estudante de 14 anos no bairro Cristo Rei, o policial militar Marcos Auto Pereira da Silva é quem precisa de ajuda. Amigos realizam uma vaquinha on line para arrecadar recursos e comprar alguns itens indispensáveis para Pereira.
Tudo começou no dia 30 de novembro de 2016. Chovia muito no bairro Cristo Rei. Um cabo de energia caiu avenida Paes Barreto, esquina com Frei Salvador. Os policiais isolavam a área quando o estudante de 14 anos surgiu correndo. Eles ainda tentaram impedir o garoto, mas não houve tempo. O adolescente foi atingido pelo cabo de energia.
Junto com Pereira estavam o então tenente André Cardoso dos Santos e o soldado Douglas Rosendo Nunes Azevedo. Eles procuraram um material isolante para retirar o estudante do meio da correnteza que se formou entre a rua e calçada. Pegaram uma vassoura, mas que acabou quebrando. Tentaram puxar o menino pela mochila com uma corrente humana entre os três e aí sim conseguiram salvar a vida do adolescente.
Os policiais passaram por avaliação médica e foram liberados.
Entretanto, Pereira, que estava no fim da corrente humana, teve o estado de saúde agravado, desenvolvendo uma doença degenerativa, a Esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Hoje, Pereira não tem mais os movimentos das pernas. Os movimentos dos braços e das mãos estão bastante reduzidos. Os familiares dele são de outra estado e todo o cuidado fica por conta da esposa do policial.
O objetivo da vaquinha on line é arrecadar recursos para adquirir um ar condicionado para seu quarto, uma cadeira de roda específica, uma cama tipo Home Care e um Guincho/Guindaste/Elevador para levantar ele da cama, tanto para o banho, quanto para sair de casa e poder tomar sol.
A vaquinha on-line será direcionada diretamente para uma conta pessoal do policial. Quem quiser ajudar, é só acessar http://vaka.me/1072903
Veja abaixo fotos dos policiais com o estudante Max e sua mãe em dezembro de 2016.
SAIBA UM POUCO MAIS DA DOENÇA
Descrição
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é um distúrbio neurodegenerativo, progressivo. Embora incurável pode ser tratável. É uma doença cujo significado vem contido no próprio nome: esclerose significa endurecimento; lateral, porque a doença começa geralmente em um dos lados do corpo; amiotrófica, porque resulta na atrofia do músculo.
Causa
Até o momento, não se conhece a causa específica desta doença. Existe sim, a possibilidade de causas multifatoriais onde estariam envolvidos um componente genético, a idade e algumas substâncias do meio ambiente. Mas, a princípio, não se conhece nenhum fator que predisponha à ELA, nem como é possível prevenir o desenvolvimento da doença. Os fatores de risco, com efeito cumulativo (quanto mais características, maior a probabilidade) são: pertencer ao sexo masculino, desempenhar atividade física intensa, ter sofrido algum tipo de trauma mecânico, ter sido vítima de choque elétrico.