Um investigador de polícia, lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), salvou a vida de um bebê engasgado, no final da manhã de sexta-feira (20.05).
O investigador Yasser Razek, estava na frente do stand da Polícia Civil montado no Parque de Exposição de Barra do Garças, para o evento “Agrotec Show”, quando foi surpreendido por uma pessoa com uma criança de apenas 1 mês de vida no colo.
Bastante desesperado, o homem pedia para salvar o filho que estava engasgado com leite materno.
Imediatamente o policial civil pegou o recém-nascido nos braços e realizou os primeiros socorros no bebê que apresentava a pele roxa, indicando a possível falta de ar. Então, o investigador iniciou o procedimento denominado “Manobra de Heimlich”.
Após a rápida ação de Yasser Razek utilizando as técnicas de salvamento em casos de asfixia, o bebê golfou líquido branco e começou a chorar.
O bombeiro civil, Weber Alves, prontamente apareceu no local e colaborou no salvamento, refazendo as técnicas na vítima, sendo então constatado que o recém-nascido havia voltado a respirar. Em seguida a criança foi entregue para os pais.
O delegado Regional de Barra do Garças, Wilyney Santana Borges Leal, elogiou a ação proativa e a prontidão do investigador e bombeiro Civil Weber Alves, que foram fundamentais para o salvamento da vítima.