Policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, em Mato Grosso, realizaram a Operação Asa Delta nas madrugadas de sábado (21) e terça-feira (24) para impedir a entrada de produtos ilegais por meio de drones. A ação foi coordenada para reforçar a segurança e prevenir o tráfico de itens proibidos dentro da unidade prisional.
De acordo com a força de segurança, os dois dias de operação resultaram na apreensão de dois drones da marca DJI Phantom, além de uma garrafa pet contendo uísque e três pacotes de maconha, totalizando 1,6 kg da substância.
As equipes de policiais penais foram posicionadas estrategicamente ao redor da penitenciária, tanto no perímetro interno quanto externo, com o objetivo de interceptar e apreender os dispositivos e suas cargas ilícitas.
Na madrugada de sábado (21), por volta das 4h, um dos drones foi avistado se aproximando do Raio II, carregando um pacote. Os policiais reagiram rapidamente, abateram o aparelho e apreenderam a carga. Já na madrugada de ontem (24), um segundo drone foi detectado sobrevoando o Raio III. Mais uma vez, as equipes conseguiram interceptar e confiscar o equipamento com o material ilegal.
A direção da Penitenciária Mata Grande informou que realiza operações e rondas constantes dentro e nas proximidades da unidade para combater tentativas de entrada de itens proibidos e coibir ações criminosas. A Operação Asa Delta é parte desses esforços contínuos de segurança.