Sob sol forte e com tempo cronometrado, os policiais das forças de segurança estadual e federal, que participaram do 5º Torneio de Tiro do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), tiveram que se valer da técnica da atividade e boa pontaria para acertar os alvos, que nesta atividade eram objetos de metal instalados estrategicamente em três pistas. A dinâmica começava com tiro de pistola seguido de submetralhadora e fuzil.
Em cada atividade, o policial tinha uma distância a ser cumprida e ganhava mais pontos aquele que acertava o alvo em menor tempo. A competição teve a categoria militar, praticantes do esporte de tiro e iniciantes. Os policiais competiram na categoria individual e em grupos. Em todas as categorias os participantes ganharam medalhas de participação e os três primeiros lugares levaram também troféus.
A realização do 5º Torneiro de Tiro abre as comemorações ao aniversário de 17 anos do Gefron, que é comemorado no dia 13 de março. O evento reuniu profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha e do Exército Brasileiro.
O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, disse que a atividade policial na fronteira exige técnica e a união das forças, por isso o torneio de tiro é um evento de confraternização, e ao mesmo tempo, de empenho operacional.
“O torneio é uma programação em homenagem aos 17 anos do Grupamento. Neste dia temos participantes de várias instituições, policiais e da sociedade civil organizada, que contribuem diretamente na atividade operacional na fronteira. É uma grande festa, onde podemos fortalecer cada vez mais a nossa integração”, destacou.
Com resultados expressivos no combate à criminalidade nos 983 km de fronteira Brasil e Bolívia, o Gefron tem sido uma força especializada que favorece a redução dos índices criminais no estado, a exemplo de tráfico de drogas, roubo e furto e veículos e descaminho. De janeiro a 20 de fevereiro, foi apreendida mais de meia tonelada de drogas. Ainda no mesmo período foram cumpridas quatro prisões por mandado judicial, apreensão de quatro armas e 134 munições.
“O Gefron é uma unidade que tem apresentando significativos resultados para a segurança pública e poder celebrar esta data de aniversário com a integração das forças que atuam na fronteira, é reafirmar a importância da união das unidades estaduais e federais no alcance da repressão aos crimes de fronteira”, enfatizou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira.
Uma das empresas parceira no torneio de tiro é a fabricante das armas Sig Sauer, que disponibilizou as pistolas 9 mm para o torneio. O Gefron foi a primeira unidade especializada no Brasil a ser apoiada pela multinacional, que fornece armamento para mais de 280 forças especiais em todo o mundo.
“A Sig Sauer é a maior fabricante de armamento do mundo. São 10 fábricas no mundo todo. Temos a tradição trabalhar junto com as forças especiais e atualmente apoiamos 280 forças policiais no mundo todo, a exemplo do Japão e Europa. No Brasil, nosso primeiro acordo no foi feito com o Gefron. Para nós é extremamente importante estar perto das forças especiais do País”, ressaltou o procurador da empresa no Brasil, Marcelo Silveira da Costa.
O torneio foi realizado no Clube de Caça e Tiro Esportivo Pantaneiro, no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá). Participaram do evento representante do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e policias da região.
Mais comemorações
No próximo sábado (23.03), será realizado a 1º Corrida Kids do Gefron, na praça Barão do Rio Branco, também em Cáceres. Para os adultos, a 2º Corrida do Gefron – “O Desafio da Fronteira” será realizada a partir das 7 horas do dia 24 de março, na Praça de Eventos da Sicmatur, com o trajeto de 7 km.
Na categoria geral serão premiados os cinco primeiros lugares com valores de R$ 2 mil a R$ 500. Para mais informações consulte o site http://www.morromt.com.br
A programação de aniversário se encerra no dia 2 de abril, com a solenidade de Imposição de Medalha do Mérito Policial de Fronteira. Serão homenageadas 57 pessoas que contribuem para a atividade do Gefron.
Atividade operacional
O Gefron passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.
A base operacional do Grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa que fica na Sesp, em Cuiabá.