Policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) participaram na manhã desta terça-feira (19.04), da campanha que incentiva a doação de sangue para abastecimento do estoque de bolsas do MT-Hemocentro para o período do feriado prolongado.
A iniciativa em reunir o efetivo partiu do delegado titular da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que sempre incentiva as equipes a doarem sangue para atender às necessidades do Banco de Sangue de Mato Grosso, o MT-Hemocentro.
“Essa é uma forma de literalmente ‘dar o sangue’ em prol da sociedade mato-grossense com objetivo de chamar atenção de outros órgãos, não somente da Segurança Pública, mas de todos os setores, da importância da doação de sangue e da dificuldade que se tem em conseguir doadores”, disse o delegado.
Quem pode doar
O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.