A Polícia Civil do município de Lucas do Rio Verde, região norte do Estado, participou na quinta-feira (19.05), das ações sociais inseridas na campanha “Maio Laranja”, visando a conscientização acerca do abuso e exploração sexual infantil.
Os trabalhos preventivos foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referências de Assistência Social e pelo Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, da Delegacia de Lucas do Rio Verde.
Foram promovidas palestras aos educadores da rede municipal de ensino, orientando os professores sobre a melhor forma de abordagem, acolhimento, e especial como identificar possíveis casos de alunos vítimas de abusos.
Representando o Núcleo de Atendimento à Criança, Adlolescente, Idoso e Mulher, o delegado Eugênio Rudy e a psicóloga Rhayane Campanin, ministraram as palestras falando da procedimentalização, o profissional que acolher este aluno e receber o relato, deverá produzir um relatório, chamado de Revelação Espontânea. Em seguida, registrar boletim de ocorrência e comunicar o Conselho Tutelar e Ministério Público, para as devidas providências necessárias.
Na ocasião também foi falado sobre a escuta especializada que é realizada na Delegacia de Polícia, bem como é importante realizar, seguindo o roteiro da escuta que compreende no acolhimento também do responsável familiar e da criança ou adolescente, além do encaminhamento a rede de proteção e órgãos do Sistema de Garantias de Direitos.
A Secretaria de Assistência Social e a Polícia Civil também subsidiaram todos os profissionais da área de educação, para que a unidade de ensino possa fazer essas denúncias de forma célere e mais segura, uma vez que os professores estão mais próximos dos alunos.