Na noite de terça-feira, 13 de agosto de 2024, uma operação da Polícia Militar (PM) em Cáceres, Mato Grosso, resultou na morte de um suspeito e na prisão de outro, durante uma tentativa de emboscada ligada a facções criminosas.
A ação ocorreu por volta das 22h30, na Rua Paulo Freire, bairro Cavalhada III, quando as guarnições do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) e da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar da Força Tática (CIPMFT) do Pantanal receberam informações de que indivíduos armados estariam em uma residência em construção, preparando-se para cometer um homicídio.
Os policiais cercaram a área após receberem relatos sobre a possível presença de membros facções criminosas, que estariam envolvidos em uma disputa territorial.
Ao aproximar-se de uma das casas em construção, a equipe da Força Tática avistou um indivíduo, que tentou fugir pela janela, disparando contra os policiais com um revólver calibre 38 cromado. A guarnição revidou, atingindo o suspeito, que continuou a fuga em direção à Rua Paulo Freire.
Durante a perseguição, o suspeito efetuou outro disparo contra uma equipe da PM, que revidou novamente, resultando em sua queda após ser alvejado.
Com ele, foi apreendido o revólver utilizado no confronto. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Um segundo suspeito, tentou escapar pelo matagal próximo, mas foi capturado pela PM.
Em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele. Contudo, durante a abordagem, ele confessou ser integrante de uma facção e revelou que ele e o outro suspeito estavam em missão para executar um homem identificado que reside em frente à casa onde os suspeitos estavam escondidos.
No hospital, foi encontrado no bolso do suspeito baleado, uma carteira de cigarros contendo um isqueiro e dois pinos com resquícios de substância análoga à cocaína, indicando que os suspeitos haviam consumido a droga enquanto aguardavam para executar a emboscada.
Os materiais apreendidos, incluindo o revólver calibre 38, dois celulares e os pinos com resquícios de droga, foram entregues à perícia.
A Polícia Civil e a Politec foram acionadas para realizar os procedimentos de praxe no local dos fatos.