A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) alcançou um marco significativo no combate ao tráfico de drogas em setembro. De acordo com dados da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da PMMT (Spoe-PMMT), as apreensões de entorpecentes no estado registraram um aumento de 204% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2024, as forças de segurança mato-grossenses já retiraram de circulação cerca de 900 quilos de drogas, um número expressivamente superior aos 300 quilos apreendidos em 2023. Entre as substâncias apreendidas, destacam-se 635,9 quilos de maconha, 75,7 quilos de cocaína, 162,5 quilos de pasta base e 23,1 quilos de skank.
O coronel José Nildo de Oliveira, subchefe de Estado-Maior da PMMT, atribui esse resultado positivo ao trabalho integrado das unidades especializadas da Polícia Militar, que atuam em todos os 142 municípios do estado, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Judiciária Civil.
“Esse é um resultado que demonstra o empenho e a dedicação de nossos policiais no combate ao tráfico e às facções criminosas. É um trabalho contínuo e bem coordenado entre os órgãos de segurança pública. Em Mato Grosso, não toleraremos a criminalidade”, afirmou o coronel Oliveira.
Investimentos e reconhecimento
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também celebrou os resultados e destacou os investimentos do Governo do Estado na área da segurança pública, como a aquisição de viaturas, armas e equipamentos de última geração.
“Além dos investimentos materiais, valorizamos o preparo e a dedicação de nossos policiais. Temos orgulho de sermos uma referência em policiamento ostensivo e tático no país”, afirmou o coronel Mendes.
Um exemplo da intensificação do combate ao tráfico ocorreu no dia 19 de setembro, quando a Força Tática de Várzea Grande apreendeu 330 quilos de entorpecentes, entre maconha e pasta base de cocaína, no bairro Costa Verde. Um homem foi preso em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.