Polícia Federal investiga fraude no DPVAT em Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia Federal prende homem condenado por estupro de vulnerável em Araputanga (MT)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) uma operação para investigar um esquema de fraude no Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (DPVAT) em Cuiabá. A ação, que conta com a participação de diversas equipes da PF, está cumprindo mandados de busca e apreensão em diversos locais da capital matogrossense, incluindo o Hospital Municipal (HMC).

No HMC, os agentes da Polícia Federal estão buscando prontuários médicos de vítimas de acidentes de trânsito. Segundo as informações preliminares, o esquema fraudulento consistia na apropriação indevida do dinheiro do seguro DPVAT por parte dos investigados. As vítimas e seus familiares, que tinham direito a receber o valor do seguro, acabavam não recebendo o dinheiro.

Ainda de acordo com as investigações, os investigados se aproveitavam da vulnerabilidade das vítimas de acidentes para obter seus dados pessoais e bancários. Com essas informações, eles solicitavam o reembolso do seguro DPVAT em nome das vítimas, sem o conhecimento ou consentimento delas. O dinheiro do seguro era então depositado nas contas bancárias dos investigados, que o utilizavam para fins próprios.

A operação da Polícia Federal tem como objetivo identificar os responsáveis pelo esquema fraudulento, desarticular o grupo e recuperar o dinheiro do seguro DPVAT que foi indevidamente apropriado. As investigações continuam em andamento e a PF ainda não divulgou a quantidade de pessoas presas ou o valor total do dinheiro desviado.

O DPVAT é um seguro obrigatório que garante indenização às vítimas de acidentes de trânsito, independentemente da sua culpa no acidente. O valor do seguro varia de acordo com a gravidade do acidente e pode ser utilizado para cobrir despesas com tratamento médico, hospitalar, funeral, entre outras.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).