Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carga Oculta, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico nos estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
Por meio do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), da Comarca de Cuiabá, foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Sinop, Jaguaruna (SC) e Curitiba (PR).
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante, em 4 de abril de 2023, de um homem de 44 anos, que transportava 437 kg de cocaína em um caminhão carregado com carga de caroço de algodão.
Com o avanço das apurações, outros envolvidos no transporte da droga foram identificados, incluindo os batedores da carga ilícita, o proprietário da carreta e os responsáveis pelo envio de recursos aos membros. Dois investigados foram presos por tráfico de drogas na Operação Contrafluxo, deflagrada pela FICCO/MT em dezembro de 2023.
As investigações e investidas contra o narcotráfico prosseguem, com foco na prisão das lideranças e na descapitalização de organizações criminosas.
A expressão “carga oculta” refere-se ao modus operandi do grupo criminoso, que consiste na ocultação da droga dentro de cargas lícitas transportadas por caminhões na malha viária de Mato Grosso e outros estados.