Polícia Federal e Caixa Econômica deflagram operação contra fraudes em benefícios sociais em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

SIRENE POLÍCIA
FOTO CANVA

Nesta sexta-feira (16), a Polícia Federal, em colaboração com a Caixa Econômica Federal, iniciou a Operação Menecmas-2024 em Mato Grosso e Pará, com o objetivo de combater um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, principalmente no âmbito do Seguro Defeso.

Foram executados 09 mandados de busca e apreensão, emitidos pela 5ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá/MT, nas cidades de Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT e Redenção/PA.

Essas ordens são parte da operação Menecmas, destinadas a coletar evidências que reforçem os indícios já existentes no inquérito policial, incluindo possível participação de funcionários da CEF.

As investigações tiveram início após a denúncia de um beneficiário do Seguro Defeso que, ao tentar sacar seu benefício em uma agência bancária, descobriu que outra pessoa já havia efetuado os saques das parcelas.

Diversos indícios foram encontrados por meio do Projeto Tentáculos da Polícia Federal, implantado após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a CAIXA em 2008. Esse projeto centraliza os processos de contestação de fraudes recebidos do órgão central da CAIXA em uma base de dados única, a Base Nacional de Fraudes Bancárias e Eletrônicas. Essa base de dados permite a identificação de padrões comuns, agilizando os recursos utilizados nas investigações.

O nome da operação, “Menecmas”, é de origem latina e significa “sósias”. Esse termo faz referência às pessoas que se passam pelo titular do benefício ao cadastrarem-se no Caixa Tem, além de comparecerem às agências bancárias com documentos falsificados para realizar saques fraudulentos.

As condutas dos envolvidos no esquema criminoso estão sujeitas a investigação por uma série de crimes, incluindo estelionato em continuidade delitiva, associação criminosa, entre outros, conforme o Código Penal.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).