Polícia Federal desmantela grupo de traficantes de drogas de alta periculosidade em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Policiais de Mato Grosso desmantela grupo de traficantes de drogas de alta periculosidade
Policiais de Mato Grosso desmantela grupo de traficantes de drogas de alta periculosidade Foto: Polícia Federal

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) realizou a Operação Contrafluxo, visando desarticular um grupo envolvido no fornecimento de drogas aos estados de São Paulo e Paraná. A operação resultou na emissão de oito mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além do sequestro de um imóvel.

As autoridades apreenderam duas grandes cargas de cloridrato de cocaína, totalizando uma tonelada do entorpecente, nos meses de setembro e outubro do ano passado, no interior de Mato Grosso. Essas drogas estavam sendo preparadas para o transporte em caminhões com destino a outras regiões do país.

Após a apreensão das cargas de cocaína, uma investigação foi iniciada, resultando na identificação dos envolvidos no transporte e destinação da droga. Na primeira fase da operação, em dezembro de 2023, foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisão preventiva, busca e apreensão, e sequestro de bens.

Durante as investigações, foram encontradas evidências da participação de outros indivíduos no esquema criminoso, além de uma sofisticada operação de lavagem de dinheiro. Também foi descoberto que a droga enviada às regiões sul e sudeste do país destinava-se a abastecer uma grande facção criminosa local.

As apreensões foram resultado de um trabalho conjunto e de inteligência realizado entre as forças de segurança pública, incluindo a FICCO/MT, Gefron, Polícia Militar de Sinop, PRF de Sorriso, entre outras. A FICCO-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com o objetivo de realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.