Polícia Federal desmantela esquema de venda de informações sigilosas e corrupção em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia Federal desmantela esquema de venda de informações sigilosas e corrupção em Mato Grosso
Polícia Federal desmantela esquema de venda de informações sigilosas e corrupção em Mato Grosso- Foto: Gov

A Polícia Federal deflagrou em Mato Grosso, nesta terça-feira (18), uma nova fase de operação com o objetivo de investigar crimes de obstrução de justiça, violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. Segundo as investigações, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A rede clandestina atuava frustrando a efetividade de operações policiais, prejudicando investigações importantes. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Tocantins.

Outras medidas cautelares foram aplicadas, como afastamento de funções públicas, proibição de contato, proibição de saída do país e recolhimento de passaportes. A operação teve origem na apreensão do celular de um advogado, morto em Cuiabá em dezembro de 2023.

A primeira fase da operação, em 26 de novembro de 2024, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um lobista e 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. Alvos da primeira fase passaram a usar tornozeleiras eletrônicas por decisão do STF.

As investigações revelaram um esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. Os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, através de decisões favoráveis. Também são apuradas negociações para vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais. A operação continua em andamento, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!