A Polícia Federal deflagrou a Operação Rapax, que desmantelou uma organização criminosa internacional especializada no tráfico de pessoas para exploração sexual e na lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. A operação, realizada na última quinta-feira (26), teve ações em Mato Grosso, além de São Paulo, Goiás e Paraná, cumprindo seis mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva.
O grupo criminoso operava no Brasil e em países europeus como Croácia e Bélgica, recrutando mulheres brasileiras para exploração sexual no exterior. A investigação também revelou que a quadrilha utilizava criptomoedas e empresas de fachada para ocultar o dinheiro obtido com o crime. Foram bloqueados ativos financeiros, incluindo R$ 26 milhões em carteiras digitais ligadas aos investigados.
A Operação Rapax contou com a cooperação da Europol e forças policiais europeias, sendo essencial para o sucesso das ações. As autoridades continuam analisando os materiais apreendidos e planejam novas prisões à medida que as investigações avançam.