A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem, quarta-feira (11/9), em Várzea Grande/MT, a Operação Guincho, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso envolvido no transporte de entorpecentes de Mato Grosso para diversos estados do Brasil. Durante a ação, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande.
As investigações começaram em julho deste ano, após uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Polícia Militar de Mato Grosso e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Na ocasião, foi apreendido um carregamento de 441,7 kg de cocaína escondido no compartimento falso de um caminhão-guincho, interceptado na BR-070, próximo a Várzea Grande. O condutor do veículo conseguiu fugir e se esconder em uma área de mata nas proximidades.
Após avanços nas investigações, a polícia identificou o responsável pela carga e cumpriu os mandados judiciais contra ele. Com a análise dos materiais apreendidos, a Polícia Federal buscará aprofundar a apuração e identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
O nome “Operação Guincho” faz referência ao tipo de veículo usado para o transporte da droga, que foi apreendido junto com a carga.