A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) em Mato Grosso, a Operação Chamberlin, com o objetivo de combater crimes ambientais como desmatamento, trabalho escravo, mineração ilegal e grilagem de terras no Pantanal.
A ação, que contou com a participação de equipes especializadas, resultou na prisão em flagrante de um dos investigados por posse ilegal de arma de fogo.
Os investigados responderão pelos crimes de desmatamento, trabalho escravo, mineração ilegal, grilagem de terras e posse ilegal de arma de fogo. As penas para esses crimes podem chegar a vários anos de prisão.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Corumbá (MS) e um em Cuiabá (MT). Durante as buscas, as equipes da Polícia Federal apreenderam diversos materiais que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros integrantes da organização criminosa. Entre os itens apreendidos estão:
- Mídias com conteúdo digital
- Dinheiro
- Armas de fogo
- Pedras preciosas
- Veículos
A importância do Pantanal de Mato Grosso
O Pantanal é o maior wetland do mundo e um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta. A região enfrenta diversas ameaças, como o desmatamento, a poluição e a caça ilegal, que colocam em risco a fauna e a flora locais.