A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), desarticulou na tarde de terça-feira (06.08) um criadouro clandestino de galos de rinha em Cuiabá. A ação, deflagrada após denúncia anônima, resultou na apreensão de 11 aves e na condução de um homem de 46 anos para prestar esclarecimentos.
Os policiais civis se dirigiram a uma residência no bairro Novo Colorado, onde encontraram os galos em condições precárias, com as pernas raspadas e acondicionados em gaiolas improvisadas. Além das aves, um papagaio, considerado animal silvestre, também estava em cativeiro no local.
O suspeito, que alegou morar no imóvel de “favor” e criar os galos para venda em San Matias, na Bolívia, foi conduzido à Dema e autuado em flagrante por maus-tratos a animais. A Polícia Técnica foi acionada para realizar a perícia no local e os materiais utilizados para as rinhas, como protetores de bico, esporas de plástico e sacos para transporte, foram apreendidos.
A rinha de galos é considerada crime ambiental e os envolvidos estão sujeitos a penas previstas em lei. A prática causa sofrimento aos animais e fere a legislação brasileira que protege os animais silvestres e domésticos.