Polícia do Rio de Janeiro investiga esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia do Rio de Janeiro investiga esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso
Polícia do Rio de Janeiro investiga esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso Foto: Divulgação

Em uma operação de grande porte, a Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (6) uma ação para desarticular uma complexa organização criminosa envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A investigação, que se estendeu por diversos estados brasileiros, revelou um modus operandi sofisticado que utilizava ambulâncias para transportar entorpecentes.

Mato Grosso também foi alvo da operação, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em cidades do estado. A polícia investiga a participação de indivíduos locais na organização criminosa e a destinação do dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

As investigações apontaram que uma organização criminosa, com ramificações em diversos estados, utilizava empresas de fachada, entre elas uma empresa de transportes de pacientes, para ocultar a origem do dinheiro ilícito proveniente do tráfico de drogas. As ambulâncias da empresa eram utilizadas para transportar grandes quantidades de entorpecentes, aproveitando-se da imunidade que os veículos possuem para passar por barreiras policiais.

A operação, que contou com a participação de policiais civis de diversos estados, cumpriu 33 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso. Durante a ação, foram apreendidos diversos materiais que comprovaram a existência da organização criminosa, como documentos, celulares e quantias em dinheiro.

O dinheiro obtido com o tráfico de drogas era investido em diversos negócios lícitos, como empresas de fachada, imóveis e veículos, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos. A organização criminosa utilizava ainda “laranjas” para ocultar a identidade dos verdadeiros proprietários dos bens.