Em uma ação de grande impacto, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Codinome Fantasma. A operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop (Derf), tem como objetivo desmantelar uma complexa organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo.
As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, revelaram um esquema criminoso altamente sofisticado. A organização utilizava uma distribuidora de gás e água mineral como fachada para lavar o dinheiro obtido com o tráfico de drogas. Os valores ilícitos eram transferidos para diversas contas bancárias, principalmente de mulheres ligadas a um dos líderes da organização. Em seguida, o dinheiro era repassado para a distribuidora, que o reinseria no mercado como se fosse proveniente de atividades lícitas.
Para cumprir os mandados judiciais expedidos pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, a Polícia Civil mobilizou cerca de 250 policiais civis, com apoio da Diretoria do Interior, Diretoria de Atividades Especiais e Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer). Ao todo, estão sendo cumpridas 143 ordens judiciais, incluindo 63 mandados de prisão, 65 de busca e apreensão, 14 bloqueios de contas bancárias e uma suspensão de atividade de pessoa jurídica.
A Operação Codinome Fantasma representa um duro golpe contra o crime organizado em Mato Grosso. A desarticulação dessa organização criminosa contribuirá para a redução dos índices de criminalidade em Sinop e região, além de impactar significativamente os cofres da organização criminosa.