Polícia desarticula garimpo ilegal e apreende máquinas milionárias em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia desarticula garimpo ilegal e apreende máquinas milionárias em Mato Grosso
Polícia desarticula garimpo ilegal e apreende máquinas milionárias em Mato Grosso

Em uma ação conjunta, as equipes da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade e da Defron, Mato Grosso desarticularam um garimpo ilegal na região, apreendendo quatro máquinas avaliadas em mais de R$ 5 milhões. A operação, realizada na última sexta-feira (25/10), foi desencadeada após denúncias anônimas que indicavam a prática de atividade garimpeira ilegal em uma propriedade rural da região.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais se depararam com um cenário de degradação ambiental, com as máquinas em pleno funcionamento em áreas próximas ao Rio Sararé. Os garimpeiros, ao perceberem a presença da polícia, tentaram esconder os equipamentos na mata, mas foram rapidamente localizados e apreendidos.

A ação da Polícia Civil representa um duro golpe para os criminosos envolvidos no garimpo ilegal, que causa sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação de rios, a destruição de habitats e a perda da biodiversidade. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa.

A atividade de garimpo ilegal é um dos principais problemas ambientais enfrentados pela região. A extração de minérios de forma irregular causa a destruição da vegetação nativa, a contaminação do solo e da água, além de gerar sedimentos que assoreiam os rios e prejudicam a vida aquática.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!