A Delegacia Especializada de Estelionatos de Outras Fraudes de Cuiabá-Mato Grosso, deflagrou na manhã desta quinta-feira (1º) a Operação Falso Boleto, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em aplicar golpes financeiros. A ação policial foi desencadeada após uma fazendeira mato-grossense ter sido vítima de um golpe que resultou em um prejuízo de R$ 522 mil.
As investigações apontaram que os criminosos utilizavam a modalidade do falso boleto para enganar suas vítimas. Os golpes consistiam no envio de boletos falsos para pagamento, com valores exorbitantes, que eram depositados em contas bancárias controladas pelos criminosos.
Durante a operação, foram cumpridas quatro ordens judiciais nas cidades de Goiânia (GO) e Rondon do Pará (PA), sendo duas de busca e apreensão domiciliar e duas ordens de sequestro de bens e indisponibilidade de valores. Nas residências dos suspeitos, a polícia apreendeu aparelhos celulares, notebooks e outros materiais que podem auxiliar nas investigações. Em um dos computadores, foi encontrado um diálogo entre os golpistas planejando as fraudes.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Pará e do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes, do DEIC da Polícia Civil de Goiás. As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar e prender todos os envolvidos no esquema criminoso.