O interior de Mato Grosso foi alvo de uma operação policial nesta quinta-feira (26). A Polícia Civil, em parceria com a Justiça, desmantelou uma organização criminosa que atuava no município de Nova Mutum, aplicando golpes milionários em vendas de veículos. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca local.
As investigações, iniciadas no ano passado, revelaram um esquema sofisticado que envolvia a venda de veículos com documentação falsa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os alvos principais da operação são os proprietários de uma garagem de veículos na cidade, que utilizavam a empresa para dar aparência de legalidade às transações ilícitas.
Uma das vítimas relatou à polícia ter adquirido um Chevrolet Camaro em 2022, mas nunca ter recebido o veículo, mesmo após pagar diversas parcelas do financiamento. A investigação apontou que o carro foi vendido para outras pessoas, e a vítima acabou com uma dívida de cerca de meio milhão de reais.
Outro caso investigado envolve a venda de um veículo sem o conhecimento do antigo proprietário, que ainda constava como dono no Detran. O carro foi financiado em nome de um dos investigados, que declarou renda incompatível com a aquisição de um veículo de luxo, indicando que atuava como “laranja” para os líderes da organização.
Lavagem de dinheiro em Mato Grosso
A GCCO identificou que os investigados utilizavam diversas empresas para movimentar grandes quantias de dinheiro provenientes dos crimes. Uma pequena loja de acessórios femininos, por exemplo, movimentou cerca de R$ 6 milhões em apenas dois meses. Além disso, a inauguração de uma das lojas de veículos contou com uma festa luxuosa, com shows de artistas famosos, demonstrando o alto poder aquisitivo dos criminosos.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre prisões durante a operação. A Polícia Civil segue investigando o caso e não descarta a possibilidade de novas prisões.
Impacto da operação
A Operação Caixa Preta é um importante golpe na criminalidade organizada em Nova Mutum. A desarticulação da quadrilha especializada em estelionato na venda de veículos trará mais segurança para a população e contribuirá para a recuperação de valores ilícitos.