Três aparelhos celulares roubados de vítimas em diferentes circunstancias na região central de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), foram recuperados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
As ações resultaram na prisão por receptação culposa de duas mulheres e uma adolescente, as quais responderão pelo crime e ato infracional respectivamente, perante os Juizados Especial Criminal e da Infância e Juventude, da Comarca local.
A primeira ocorrência foi registrada na tarde de terça-feira (22.02), após a vítima procurar a Polícia Civil informando o roubo do seu celular, ocorrido quando a mesma estava parada no semáforo, um motociclista parou ao lado, pegou o aparelho e fugiu.
Os policiais civis passaram a diligenciar para apurar o crime, e localizaram o aparelho com uma das suspeitas. Perguntada sobre a origem do produto, ela relatou que havia comprado pelo valor de R$ 700, e por se tratar de telefone usado não questionou a nota fiscal do celular. Ela foi encaminhada até a Derf-Rondonópolis para esclarecimentos e o celular foi apreendido.
Durante outra investigação de combate ao crime patrimonial, a equipe conseguiu recuperar bens da vítima de outro roubo. Um dos produtos, foi o celular da marca LG, que foi encontrado em posse de uma mulher de 46 anos, abordada no bairro Vila Operária.
A suspeita acompanhou os policiais civis até a Derf-Rondonópolis, onde ao ser ouvida informou que trocou com uma terceira pessoa, o seu celular Samsung A30 pelo LG roubado.
Na terceira ocorrência a Derf-Rondonópolis recuperou um aparelho iPhone furtado no mês de janeiro deste ano, em um estabelecimento comercial no centro da cidade. O aparelho avaliado em aproximadamente R$ 4 mil, foi localizado com a menor de idade.
A adolescente de 17 anos foi conduzida para esclarecimentos e responderá o procedimento em liberdade.