A equipe de Políticas para Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) realizou visita técnica, na manhã desta quinta-feira (09.09), na sede da Diretoria Geral da Polícia Civil em Cuiabá para dar orientações e falar sobre as ações da política do Pró-Vida.
A visita tinha o objetivo principal de acompanhar e orientar as ações da política do Pró-Vida, voltado às práticas de saúde e segurança do trabalho, qualidade de vida e valorização do profissional da Segurança Pública.
A visita orientativa técnica contou com a presença da Coordenadora de Qualidade de Vida, Wenia Alves da Silva e os mobilizados, Valéria Melquiades de Aquino e Sidiclei Silva de Araújo, acompanhados pela coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), psicóloga, Mônica Rodrigues de Sousa.
Os representantes do Ministério da Justiça foram recepcionados pelo coordenador de Gestão Pessoas, delegado, Fabiano Pitoscia, pela gerente de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, investigadora de Polícia Viviani Moraes, bem como pela equipe Psicossocial da Polícia Civil, representadas pelas assistentes sociais Selma Santiago da Costa e Dalva Candida de Souza.
Também participou do encontro o investigador e educador físico, Claudiney Farina, que falou sobre as ações realizadas pela Academia de Polícia (Acadepol).
No decorrer da visita, foram apresentados os programas e ações executadas objetivando a qualidade de vida dos profissionais da Polícia Civil de Mato Grosso, como Circuito Qualidade de Vida, Arte e Cultura, acompanhamentos psicossociais, Educação para Aposentadoria, como acompanhamento nas atividades físicas, treino funcional, academia de ginástica, corrida de Cara Limpa Contra as Drogas entre outros.
Ao final do encontro, o delegado-geral, Mário Dermeval, cumprimentou os presentes e agradeceu pela contribuição e parceria federal que tanto engrandece as atividades realizadas pela Polícia Civil de Mato Grosso. “A parceria é um grande diferencial, nesse trabalho que se torna cada vez mais essencial, uma vez que cuida da qualidade do servidor, que no caso do policial, tem uma vida muito estressante”, destacou.