A Polícia Civil de Mato Grosso lançou um canal no WhatsApp para orientar vítimas de crimes cibernéticos. O serviço, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, é oferecido pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
O canal foi criado para auxiliar as vítimas que não sabem como proceder após serem vítimas de golpes pela internet. O atendimento é realizado por meio de um chatbot, um sistema desenvolvido a partir de algoritmos de inteligência artificial.
Entre as funcionalidades do chatbot estão disponíveis diversas modalidades de golpes e orientações sobre como proceder em cada situação. Por exemplo, se a vítima foi vítima de um golpe de falso empréstimo, o chatbot irá fornecer orientações sobre como bloquear o empréstimo e como registrar um boletim de ocorrência.
O número do WhatsApp da DRCI é 65 98173-0544. A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, acredita que o canal pode auxiliar muitas vítimas.
“Por meio do WhatsApp conseguimos orientar passo a passo de como proceder em diversas situações de golpes, que tenho certeza, que muitos ficam sem saber o que fazer”, disse a delegada.