A Polícia Civil de Mato Grosso participa no final deste mês do III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado. O evento será nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do “Espaço Justiça, Cultural e Arte Desembargador Gervásio Leite, no TJ-MT, em Cuiabá. Seis delegados da Polícia Civil participarão do encontro como mediadores e palestrantes dos painéis de debates.
O evento é realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Comissão sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça e tem apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Civil, Polícia Militar e Politec.
O III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso debaterá temas atuais e questões controvertidas de direito penal e processual penal voltadas para a Lei de Drogas, além de buscar o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional e das funções essenciais à Justiça, bem como o fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Ilícitas (Sisnad) no Estado.
Durante os dois dias de evento serão realizadas dinâmicas, exposições, debates e diálogos, entre o público participante formado por magistrados, delegados de Polícia, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos, oficiais da Polícia Militar, peritos criminais e assessores jurídicos.
Programação
O evento terá a palestra magna de abertura com o tema “A importância da segurança jurídica para a efetividade na aplicação da lei penal”, com a desembargadora Maria Erotides Kneip, do TJ-MT e palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Paciornik e o desembargador Marcelo Buhatem, do TJ/RJ.
Abrindo os painéis na tarde de quinta-feira (26.11), o tema abordado será “Tráfico de Drogas na Fronteira – Crime Organizado e Criminalidade Difusa” tendo como presidente da mesa o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Juliano Silva Carvalho; como expositor, o delegado da Polícia Civil de MT Carlos Augusto Bock, que está no Ministério da Justiça e debatedora a delegada Cinthia Gomes da Rocha Cupido, da Delegacia Especializada de Fronteira da Polícia Civil.
Na sequência ocorrerá o 1º Painel sobre “Cadeia de custódia da Prova”, que terá a participação como um dos debatedores o delegado José Ricardo Garcia Bruno, da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção.
O segundo dia, sexta-feira (27), será aberto com o painel “PJE Criminal e sua integração com o Inquérito Policial Eletrônico”, coordenado pelo corregedor do TJ-MT, desembargador Luiz Ferreira da Silva e como debatedores o juiz-auxiliar da Presidência do TJ, Otávio Affi Peixoto e o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval.
O inquérito policial eletrônico é a integração do sistema Cartorium, do conjunto de módulos do Geia da Polícia Civil, com o Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça. A integração dos dois sistemas tornou o inquérito policial 100% digital e integrado, de forma que todas as peças que compõem o inquérito sejam transmitidas em tempo real, sem a necessidade de uso de papel.
“Com o lançamento do sistema digital no Poder Judiciário, a Polícia Civil precisava acompanhar os trabalhos e caminhar para a extinção do papel. Com a integração, o sistema será infinitamente mais célere, muito mais econômico e seguro, pois não haverá a interferência humana. Estamos buscando através da tecnologia, suprir carências e com isso quebrando paradigmas, buscando a solução de problemas”,explica o delegado-geral da Polícia Civil.
A programação segue pela manhã, com a mesa de diálogo sobre “A Experiência Colombiana no Enfrentamento ao Tráfico e ao Uso de Drogas”, presididida pelo desembargador Marcos Machado e como palesttrantes oficiais da Polícia Nacional colombiana e convidados o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira e o delegado da Polícia Federal, Marcos Antonio Farias.
Confira todos os palestrantes e a programação completa do III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso.
Inscrições
Os interessados em participar do encontro de forma on-line, na modalidade virtual, a ser realizada por meio da plataforma WEBEX, poderão fazer a inscrição preenchendo o formulário através do link: https://encontrojusticacriminalmt.tjmt.jus.br/#inscrevase
O interessado em se inscrever no evento deverá fornecer um e-mail para o envio do link de acesso à participação on-line.