Na manhã desta terça-feira (11.3), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Strada, cumprindo oito ordens judiciais contra membros de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas. A ação, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) e pela Delegacia Especial de Fronteira (Defron), resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva.
A operação é resultado de investigações iniciadas em agosto de 2024, após a apreensão de uma picape Fiat Strada com 39 quilos de cocaína e oito quilos de maconha em um condomínio em Cuiabá. Com o avanço das investigações, a Denarc identificou os envolvidos e os locais utilizados pelo grupo criminoso para o tráfico de drogas. Os mandados foram expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital e cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres.
Um dos alvos da operação já havia sido preso em flagrante pela Defron em janeiro, juntamente com outros comparsas, por posse de 180 tabletes de entorpecentes, seis fuzis calibre 7.62 e 17 carregadores. A ordem de prisão contra ele foi cumprida na unidade prisional. O segundo investigado também foi preso, e com ele foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos.
A Operação Strada faz parte da operação Inter Partes, que integra o planejamento da Polícia Civil de Mato Grosso para enfrentar o crime organizado, dentro do programa Tolerância Zero do Governo para combate à atuação de facções criminosas no estado.
As investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso.