Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil de Rondônia iniciou uma operação visando desarticular um grupo suspeito de invadir a Reserva Extrativista (Resex) Rio Cautário, localizada em Rondônia. Entre os alvos da ação está o vice-prefeito de Rondolândia (MT), conforme informou a polícia.
A operação resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em dois estados, abrangendo diversas cidades, incluindo Costa Marques, Seringueiras, Rolim de Moura, Cacoal e Ji-Paraná em Rondônia, além de Rondolândia, no Mato Grosso. Durante a ação, bens e valores pertencentes aos suspeitos foram apreendidos.
As investigações da polícia apontaram que os suspeitos invadiram a Resex Rio Cautário e estariam praticando desmatamento ilegal com o objetivo de dividir a área e comercializar os lotes de terra clandestinamente. A Reserva Extrativista Rio Cautário é uma Unidade de Conservação estadual, situada nos municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim, ambos em Rondônia.
Além do crime de invasão de terras, o grupo também é investigado por supostos delitos ambientais, lavagem de dinheiro e posse ilegal de arma de fogo, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil.