A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), deflagrou na manhã desta quinta-feira (02.09), a Operação Grupo 11, com objetivo de reprimir crimes de furto e receptação de fiação elétrica.
Na operação são cumpridos seis mandados de busca e apreensão em estabelecimentos de compra e venda de material reciclável, suspeitos de receptação de fios e cabos elétricos. Até o momento, as buscas nos estabelecimentos resultaram na apreensão de aproximadamente 500 quilos de material apreendido.
As apreensões foram realizadas pelo fato dos proprietários dos estabelecimentos não apresentaram comprovantes quanto a origem dos produtos, havendo fundados indícios quanto a origem ilícita.
Segundo o delegado da Derf Rondonópolis, Santiago Rozendo Sanches, responsável pela operação, esta é a segunda ação de combate a receptação de fiação elétrica realizada pela delegacia, resultando em mais de uma tonelada de material apreendido.
“Hoje as apreensões já estão em aproximadamente 500 quilos, somados a outra ação realizada, já são mais de 1,3 toneladas de fios elétricos apreendidos. Agora as investigações seguem para identificação das vítimas”, disse o delegado.
Nome da operação
Grupo 11: é o grupo em que está o cobre na tabela periódica, principal material visado pelos criminosos.