Dois mandados de prisão temporária e um de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (21.10), em mais uma fase da Operação Cartorium, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA).
A operação tem como alvo suspeitos contumazes na atuação em crimes de roubos e furtos de veículos identificados em inquéritos policiais instaurados na especializada.
Entre os presos, está um dos autores do roubo ocorrido no dia 30 de abril em uma empresa no bairro Dom Aquino Correa em Várzea Grande. O assalto foi praticado por dois homens armados, que munidos de armas de fogo, subtraíram uma caminhonete Toyota Hilux, além de aparelhos celulares, joias e documentos das vítimas.
O outro alvo teve a participação identificada em um roubo ocorrido no dia 22 de abril, no bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá. Na ocasião, três homens armados mediante emprego de violência e grave ameaça, roubaram um veículo Volkswagen Gol, dinheiro e celulares.
De acordo com o delegado titular da DERRFVA e responsável pelas investigações dos inquéritos, Gustavo Garcia Francisco, a operação tem como base o fortalecimento da atividade cartorária desenvolvida pelos escrivães, investigadores e delegados buscando a repressão qualificada dos crimes patrimoniais que ocorrem na região metropolitana.
“A operação Cartorium tem como origem a atuação investigativa diária da equipe da Derrfva, e tem como objetivo dar mais efetividade e operacionalidade aos inquéritos policiais, que tramitam na delegada, buscando, sobretudo, reprimir os crimes de roubo praticados na região metropolitana”, destacou Gustavo Garcia.