A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (09), em Cuiabá, a Operação Security para cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar para apurar informações contra integrantes de uma organização criminosa que agem na região do Jardim Liberdade.
As 5 (cinco) ordens judiciais de buscas e apreensões são cumpridas pelas equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com o apoio da Gerência de Operações Especiais e Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes em endereços nos bairros Cohab São Gonçalo, Centro Sul e Jardim Liberdade.
Casal é sequestrado em Cuiabá: Vítima quebra a perna ao pular de carro em movimento
Até o momento, foram apreendidos R$ 19 mil em dinheiro, diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets, além de anotações sobre a organização criminosa.
Os mandados de buscas incluem a apreensão de aparelhos celulares e o afastamento de sigilo telefônico. Um dos alvos da operação é líder de uma facção criminosa no Jardim Liberdade e investigado por crimes em outros estados.
O delegado titular da GCCO, Gustavo Belão, explica que o objetivo da operação é reunir mais provas no inquérito policial instaurado na GCCO a fim de corroborar os elementos probatórios já existentes, identificar outros criminosos que integram a organização, individualizando a conduta e responsabilidade de cada um deles.
Os mandados foram deferidos pelo juízo plantonista do Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital.
A operação é resultado de um trabalho de investigação da GCCO, que identificou a organização criminosa e seus integrantes. Os alvos da operação são investigados por crimes como tráfico de drogas, homicídio, extorsão e associação criminosa.
A Polícia Civil acredita que a operação será importante para desarticular a organização criminosa e reduzir a criminalidade na região do Jardim Liberdade.