Em uma ação conjunta entre a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em Mato Grosso, quatro caminhões com indícios de adulteração foram apreendidos na última sexta-feira (04). A operação, denominada “Integridade”, teve como objetivo combater a clonagem de veículos e a circulação de veículos com identificação adulterada.
As investigações tiveram início a partir de informações de empresas especializadas em rastreamento de veículos, que apontaram para a presença de um caminhão suspeito na região de Várzea Grande. Após dias de monitoramento e diligências, os policiais localizaram o veículo em um pátio de transportes e, ao realizarem uma inspeção minuciosa, constataram indícios de adulteração.
No mesmo local, outros três caminhões com características semelhantes foram encontrados. A perícia técnica confirmou as suspeitas, indicando que a documentação dos veículos não correspondia às suas características originais. Além dos caminhões, uma grade dianteira de um caminhão Volvo, também adulterada, foi apreendida.
O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, destacou a importância da operação para a segurança da população. “A adulteração de veículos é um crime que gera diversos prejuízos à sociedade, como a facilitação de outros crimes e a insegurança nas estradas. Com a Operação Integridade, estamos combatendo esse tipo de prática e protegendo o patrimônio dos cidadãos”, afirmou.
As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar os responsáveis pela adulteração dos veículos. Um funcionário do pátio de transportes foi ouvido, mas as investigações apontam que ele não estava envolvido nas práticas ilícitas.