A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Pontes e Lacerda, efetuou a prisão em flagrante de um indivíduo, de 42 anos, por transporte ilegal de mais de seis mil litros de óleo diesel, com destino à região do Garimpo de Sararé. A ação realizada nesta quarta-feira resultou na detenção do suspeito, que foi autuado por crime ambiental, conforme estipulado no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais.
As diligências tiveram início após recebimento de denúncia anônima, reportando a atividade suspeita de abastecimento de contêineres com óleo diesel em um posto local. Os policiais, corroborando a denúncia, observaram o veículo em questão e monitoraram sua movimentação até o momento em que o motorista tentou ocultar a carga com uma lona, desencadeando a abordagem.
No momento em que o caminhão se dirigia à BR-174, os agentes realizaram a intervenção, confirmando a irregularidade do transporte ao constatarem a presença de seis contêineres, cada um com mil litros de óleo diesel. O condutor admitiu ter sido contratado para o transporte do combustível à área do Garimpo de Sararé, desconsiderando os protocolos legais necessários para tal atividade.
O delegado Guilherme Campomar, após interrogatório do motorista, ratificou o flagrante e autuou o indivíduo por crime ambiental, estabelecendo uma fiança de R$ 4 mil. “A situação de flagrante ficou evidente, uma vez que o autuado foi flagrado e abordado no exato momento em que realizava o transporte ilegal do combustível”, declarou o delegado.
O transporte irregular de substâncias perigosas sem a devida documentação e procedimentos de segurança representa um risco evidente, sendo o caso encaminhado à Delegacia de Pontes e Lacerda para os devidos procedimentos legais.