Durante uma operação de fiscalização conduzida pela Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON), cerca de 500 kg de peixes em avançado estado de decomposição foram apreendidos em um restaurante e peixaria localizados em uma área de preservação ambiental em Cuiabá. A ação ocorreu nesta sexta-feira (12).
A equipe de fiscalização constatou que o estabelecimento atuava como um abatedouro ilegal, descartando resíduos e lixo nas proximidades de um rio e armazenando diversas espécies de peixes em estado de decomposição, contendo larvas e germes.
Segundo informações, o bar e restaurante já havia sido notificado anteriormente pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), porém, continuou em funcionamento. Diante da reincidência, o estabelecimento foi interditado pelo órgão competente.
De acordo com o boletim de ocorrência, além de estar localizado em uma área protegida pelo Governo Federal, o proprietário não possuía a devida documentação para operar no local. Em decorrência disso, o dono foi conduzido à delegacia da Polícia Civil sob acusação de causar poluição, que “traz danos à saúde humana, ou que levam à morte de animais ou destruição da flora”.
Os peixes apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, onde serão utilizados na alimentação de animais, como parte das medidas de destinação adequada dos produtos apreendidos. Esta ação reforça o compromisso das autoridades em combater atividades ilegais que comprometem a saúde pública e o meio ambiente na região.