A Polícia Civil de Mato Grosso realizou a Operação Apito Final nesta terça-feira (02), resultando na apreensão de uma SUV Jaguar E-Pace 250, avaliada em mais de R$ 444 mil, uma caminhonete Toyota Hilux, um jet ski, além de várias armas e dinheiro em espécie.
Conforme já publicado pelo CenárioMT, os mandados judiciais foram emitidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital e cumpridos em diversas cidades, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, São José dos Quatro Marcos e Maceió (AL).
Um dos presos durante a operação é um advogado, cujo mandado de prisão foi cumprido em Maceió, onde ele estava para auxiliar na defesa de quatro integrantes da facção criminosa presos durante um torneio de futebol na semana passada. Entre os detidos na sexta-feira passada está Paulo Witer Farias Paelo, apontado como líder do tráfico de drogas em Cuiabá, que, após recente liberdade, se tornou tesoureiro da facção criminosa.
A investigação da GCCO, conduzida ao longo de dois anos, revelou um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, movimentando cerca de R$ 65,9 milhões. O principal alvo do esquema adquiriu diversos bens, incluindo imóveis e veículos, usando pessoas como “laranjas” para ocultar a origem ilícita dos valores. Terrenos, casas e apartamentos foram adquiridos em nome de terceiros, mas vinculados diretamente ao alvo principal da investigação.
A operação demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater o crime organizado e descapitalizar o patrimônio adquirido ilegalmente por facções criminosas em Mato Grosso.