Polícia Ambiental autua frigorífico clandestino e apreende mais de 1,3 tonelada de carne bovina

O frigorífico ainda foi multado em R$ 300 mil por operar sem licenças ambiental e sanitária

Fonte: Alecy Alves | PM-MT

Crédito - 2ª Cia Ambiental/PM-MT
Crédito - 2ª Cia Ambiental/PM-MT

Policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental apreenderam 1.339 quilos de carne bovina e embargaram um abatedouro clandestino em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). Além disso, multaram o estabelecimento em R$ 300 mil.

A ação ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (21.10), na sede do “frigorífico”, que funcionava próximo ao anel viário Conrado Sales de Brito, região do Granville II.

Os policiais tomaram conhecimento da existência do abatedouro durante patrulhamento terrestre. Antes de iniciar a fiscalização, eles acionaram fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e da Vigilância Sanitária. Também confirmaram junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) que o comércio operava ilegalmente, sem licenças ambiental e sanitária, e outras autorizações exigidas por Lei.

Chegando lá, a equipe encontrou cinco reses (animais que são abatidos e cuja carne é usada na alimentação humana) recém-abatidas. A carne, dividida em 10 peças traseiras e 10 dianteiras, estava em uma câmara fria, pronta para comercialização. Também havia outras peças de carne armazenadas em um freezer.

No local, os policiais apreenderam ainda um revólver calibre 38 e 33 munições de dois calibres (38 e 22). Por não ter origem e inspeção e, portanto, poder representar riscos à saúde, a carne foi inutilizada no aterro sanitário de Rondonópolis.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.