Equipes da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e do 10º Batalhão da Polícia Militar apreenderam, na terça-feira (28/05), 45,5 kg de pescado das espécies pacupeva e piranha durante patrulhamento terrestre na estrada vicinal que liga Várzea Grande à comunidade Valo Verde, em Santo Antônio de Leverger.
As equipes abordaram um motociclista que trafegava no sentido de Várzea Grande e encontraram o pescado em três sacos pretos dentro de uma caixa amarrada na moto. O homem foi autuado em R$ 19.100 por transporte ilegal e por transportar peixes com medida abaixo do permitido por lei.
No total, foram apreendidos 43 kg de pacupeva e 2,5 kg de piranha. O motociclista, que não possuía carteira de pesca profissional nem recibo de compra do pescado, confessou ter adquirido o produto na região de São José, próximo ao Rio Cuiabá, para revender em sua comunidade.
Sem autorização para a atividade, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia para responder pelos crimes ambientais cometidos. A motocicleta utilizada no transporte ilegal também foi apreendida.
O pescado apreendido foi doado ao Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso.
A Sema reforça que a pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais do órgão. Já a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190 para flagrantes de crimes ambientais em andamento.