As Delegacias de São José dos Quatro Marcos, Mirassol d’Oeste e Araputanga deflagraram nesta sexta-feira (29.04) a primeira etapa da Operação Razia que resultou na prisão de três adultos em flagrante pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Dois adolescentes também foram apreendidos.
A partir de informações apuradas em uma investigação sobre o tráfico doméstico nos municípios localizados na região de fronteira, as equipes policiais efetuaram o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços de São José dos Quatro Marcos, onde foram apreendidos entorpecentes, dinheiro em espécie, munições e acessórios para a venda de drogas.
O delegado de Quatro Marcos, Jean Paulo Nascimento, explica que a investigação tem foco em atividades criminosas praticadas por uma facção que atua no tráfico de drogas, principalmente, e em outros crimes correlatos. “Estamos em um trabalho integrado e coordenado entre as três unidades da Polícia Civil para atuar na repressão aos crimes praticados por uma facção criminosa com o objetivo de restabelecer a ordem nessa região da fronteira do estado”, destacou
Durante as diligências em um dos locais alvo das ordens judiciais, dois suspeitos tentaram fugir assim que as viaturas policiais se aproximaram da residência. Eles pularam muros das residências vizinhas e depois do cerco policial, os dois foram presos em duas casas da região. Um deles, morador do local, confessou ser o dono do entorpecente.
Em outro local, no bairro Jardim Popular, dois suspeitos de 23 e 18 anos, foram detidos em flagrante depois que os policiais civis localizaram munições, pasta base de cocaína, entre outros produtos, além de duas cartas manuscritas por um custodiado do Sistema Penitenciário da região que seria remetida a um preso da Penitenciária Central do Estado pedindo orientações sobre regras da facção.
Entre os materiais apreeendidos na segunda residência estão dez munições de cal. 38, uma porção grande de pasta base de cocaína e R$ 1.548,00.
Os três adultos presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação e posse ilegal de arma de fogo ou munição. Os dois adolescentes vão responder a ato infracional análogo aos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.
O nome da operação vem do significado de razia que remete à malefícios contra valores materiais praticados por grupo contra a coletividade, ou seja, as ações da facção criminosa que resultam em criminalidade praticada contra a sociedade.